No Brasil, a insuficiência cardíaca é a terceira maior causa total e a primeira entre as doenças cardiovasculares de internação pelo SUS em pacientes acima de 65 anos de idade. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. As causas mais comuns de IC nos idosos são a Doença Aterosclerótica Coronariana (DAC) e a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), que frequentemente coexistem.
- B. A contratilidade miocárdica se altera significativamente em função da idade, intensificada por doenças associadas. O débito cardíaco tende a manter‐se alterado mesmo no repouso.
- C. O déficit de relaxamento ventricular e o aumento da rigidez parietal esquerda são mecanismos subjacentes que levam à disfunção diastólica e, subsequentemente, à insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada.
- D. As artérias tendem a tornar‐se mais rígidas com a idade, promovendo o aumento da pressão arterial sistólica e a diminuição da diastólica. Em consequência, a pressão de pulso aumenta com aumento da impedância à ejeção ventricular esquerda, resultando em hipertrofia miocárdica leve e fibrose intersticial.