As úlceras de decúbito têm relação direta com a idade do paciente e com as características da instituição onde este se encontra. As estratégias de prevenção envolvem seis elementos fundamentais: avaliar a admissão, diariamente reavaliar, inspecionar a pele, controlar a umidade da pele, adequar a nutrição e a hidratação e minimizar a pressão sobre as áreas corporais. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Do ponto de vista nutricional, os seguintes fatores devem ser avaliados como risco para desenvolvimento de úlcera de decúbito: anorexia (IMC < 18,5 kg/m2), presença de hipoalbuminemia e anemia, alterações imunológicas, associação com doença gastrointestinal e câncer.
( ) São fatores de risco para a ocorrência de úlceras de decúbito: desnutrição, presença de doenças crônicas, imobilidade no leito e uso de algumas drogas, como corticoides.
( ) A anemia pode contribuir para a formação da úlcera de decúbito por diminuir a disponibilidade de oxigênio para os fibroblastos e, com isso, reduzir a formação de colágeno, aumentando a suscetibilidade do tecido à lesão.
( ) A avaliação global subjetiva não está indicada para avaliar o estado nutricional de pacientes com úlcera de decúbito. A utilização de fórmula especializada suplementada com nutrientes imunomoduladores em maior quantidade de proteínas está indicada na prevenção de úlceras por pressão.
A sequência está correta em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...