Angina pectoris ou angina do peito é a dor ou o desconforto precordial causados pela isquemia miocárdica quando a demanda de oxigênio supera a oferta. Após exclusão de outras causas subjacentes, poderá ser considerada como doença relacionada ao trabalho. Sobre a angina pectoris como doença relacionada ao trabalho, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Nos casos de angina pectoris relacionada ao trabalho causada por agentes químicos, o quadro associado de intoxicação também deverá ser abordado.
- B. Procedimentos cirúrgicos, como a Angioplastia Coronária Transluminal Percutânea (ACTP) e a Cirurgia de Revascularização Miocárdica (CRVM), têm indicação específica em alguns pacientes.
- C. Nos casos de trabalhadores expostos ao sulfeto de carbono ou com problemas relacionados com o emprego e o desemprego, poderá ser considerada como doença relacionada ao trabalho do Grupo II da classificação de Schilling.
- D. Nos trabalhadores expostos ao monóxido de carbono e naqueles com exposição e cessação de exposição súbita aos nitratos, a angina pectoris deve ser considerada como doença relacionada ao trabalho do Grupo II da classificação de Schilling.