DRS, 8 anos, sexo masculino, procedente da zona rural, chega para atendimento com queixa de diarreia mucossanguinolenta, febre, dor abdominal difusa, tosse seca e uticária. Mãe relata que há 60 dias a criança banhou‐se em uma lagoa na região da zona rural em que moram e que outras crianças que também tiveram contato com essa agua estão com sintomas parecidos. Nega uso de medicações. O exame de sangue revela eosinofilia (>1000 cels/mm³) e elevação de enzimas hepáticas. Sobre o caso apresentado, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. Nesse caso, o tratamento deve ser feito com Praziquantel em dose única de 60 mg/kg, via oral, após uma refeição.
- B. A pesquisa de antígeno circulante do parasita (ELISA de captura) é um método indireto de diagnóstico de esquistossomose e é muito utilizada por apresentar alta sensibilidade.
- C. A técnica de Kato‐Katz, método direto de diagnóstico da esquistossomose, é a técnica mais utilizada pelos programas de controle e recomendada pela Organização Mundial da Saúde e está indicada para o paciente do caso citado.
- D. A história do doente, somada ao fato de ser originário ou ter vivido em região reconhecidamente endêmica, orienta o diagnóstico dessa doença, entretanto, apenas o laboratório poderá confirmar se é caso de esquistossomose.