A ventilação mecânica substitui total ou parcialmente a ventilação espontânea e está indicada na insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. A ventilação mecânica propicia melhora das trocas gasosas e diminuição do trabalho respiratório, podendo ser utilizada de forma não‐invasiva através de uma interface externa, geralmente uma máscara facial, e de forma invasiva através de um tubo endotraqueal ou cânula de traqueostomia. Sobre máscaras e ventiladores para aplicação de ventilação não invasiva, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. As assincronias, os escapes auto‐peep, os esforços ineficazes e o mecanismo de compensação do vazamento devem ser constantemente observados.
- B. A VNI pode ser aplicada através de ventiladores portáteis, específicos para este fim com compensação de vazamento os quais devem ser acoplados a interfaces nasofaciais com circuito único e válvula exalatória localizada na própria máscara.
- C. Os equipamentos de VNI portáteis, sem misturador de gás, suplementar O2 diretamente na máscara sempre depois da válvula de exalação, usando fonte de O2 externa. A FiO2 suplementada ao paciente irá depender apenas do fluxo de oxigênio (O2) e da posição da conexão da fonte de O2 no circuito.
- D. Os sistemas que apresentam orifícios de exalação na própria interface apresentam menor risco de reinalação quando comparados aos que têm este orifício no circuito. Outros fatores que podem contribuir para a reinalação de CO2 são a utilização de PEEP baixa e reduzido suporte pressórico, necessitando maior grau de atenção nessas situações.