Cetoacidose Diabética (CAD) e hipoglicemia são as principais complicações agudas dos pacientes com DM1, tendo a CAD incidência variada de 15% a 67% no mundo, não sendo conhecida a incidência brasileira. A CAD pode ser a primeira manifestação do DM1 em crianças. Sobre a Cetoacidose Diabética, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. Os estados infecciosos são as etiologias mais comuns de CAD e Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar.
- B. Atualmente, com o crescente uso de bombas de infusão contínua subcutânea de insulina, tem‐se observado de maneira não muito comum a incidência de Cetoacidose Diabética. Isso pode ocorrer devido à obstrução parcial ou total do cateter, provocando redução aguda de infusão de insulina.
- C. Em pacientes com DM 1 recém‐diagnosticada, a descompensação costuma ser mais rápida, ainda que seja mais grave; já idosos com diabetes associada a processos infecciosos ou com limitações no autocontrole físico ou psíquico podem evoluir mais facilmente para Estado Hiperglicêmico Hiperosmolar.
- D. O uso crescente, na prática psiquiátrica, de compostos denominados de antipsicóticos atípicos para tratamento de transtorno de humor bipolar e esquizofrenia, entre eles, olanzapina, clozapina, risperidona e quetiapina podem aumentar o risco de distúrbios metabólicos, como ganho de peso, dislipidemia, Diabetes mellitus (DM), Cetoacidose Diabética e pancreatite aguda, com riscos maiores com clozapina e olanzapina e menor com risperidona e quetiapina.