A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura. Apresenta letalidade de, aproximadamente, 100% e alto custo na assistência preventiva às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. Quanto à profilaxia da raiva humana, qual a conduta em caso de lambedura de pele com lesões superficiais por cão ou gato sem suspeita de raiva no momento da agressão?
- A. Lavar com água e sabão; não tratar.
- B. Lavar com água e sabão; iniciar imediatamente o esquema profilático com cinco doses de vacina administradas nos dias 0, 3, 7, 14 e 28.
- C. Lavar com água e sabão; observar o animal durante 10 dias após a exposição; se o animal permanecer sadio no período de observação, encerrar o caso; se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, administrar cinco doses de vacina (dias 0, 3, 7, 14 e 28).
- D. Lavar com água e sabão; iniciar esquema profilático com duas doses, uma no dia 0 e outra no dia 3; observar o animal durante 10 dias após a exposição; se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso; se o animal morrer, desaparecer ou se tornar raivoso, completar o esquema até cinco doses. Aplicar uma dose entre o 7º e o 10º dia e uma dose nos dias 14 e 28.