O terapeuta ocupacional, no processo de reabilitação de uma pessoa com deficiência, ao indicar o uso de quaisquer recursos tecnológicos, deve analisar alguns aspectos importantes que possam garantir a promoção da inclusão social. Dentre esses aspectos, pode-se considerar que
- A. os recursos tecnológicos são em si facilitadores de processos de inclusão social, de satisfação e realização pessoal e de grupos sociais, o que os tornam promotores de independência e autonomia, independentemente de outros fatores contextuais.
- B. a indicação de recurso tecnológico deve estar contextualizada no processo de construção da história de vida da pessoa, inserida em processos de exercício pleno da cidadania.
- C. o processo de indicação, treinamento, uso e manutenção do recurso tecnológico deve ser realizado em settings protegidos, localizados nos serviços de reabilitação.
- D. qualquer profissional das equipes de saúde está apto a realizar a indicação, treinamento e avaliação do uso dos recursos tecnológicos no processo de reabilitação.
- E. o uso de recursos tecnológicos deve ser sempre evitado, pois a tendência principal observada entre seus usuários é produzir mais limitações, visto que invariavelmente reafirma a incapacidade e deficiência da pessoa.