O tratamento cirúrgico convencional para os aneurismas da aorta abdominal (AAA) tem sido substituído pelo tratamento endovascular. No entanto, existem determinadas situações em que a cirurgia convencional (cirurgia aberta) está indicada. Na realização da cirurgia convencional, para o tratamento dos AAA, alguns detalhes técnicos devem ser observados. A esse respeito, assinale a alternativa que apresenta o detalhe técnico correto.
- A. A ordem do clampeamento inicial, seja ele na aorta ou nas artérias ilíacas, é irrelevante. No entanto, deve-se dar preferência ao clampeamento inicial da artéria que tiver menos comprometimento aterosclerótico, a fim de evitar embolizações.
- B. A secção da veia renal esquerda deve sempre ser realizada, a fim de facilitar o acesso ao colo e o clampeamento da aorta.
- C. O controle das artérias ilíacas deve ser realizado com dissecção ampla, com o objetivo de laçá-las.
- D. A dissecção da aorta deve ser realizada pela abertura do peritônio posterior entre a veia mesentérica superior e o duodeno, mantendo uma quantidade suficiente de peritônio junto ao duodeno, para facilitar o fechamento posterior.
- E. Depois de aberto o saco aneurismático, deve-se observar o óstio da artéria mesentérica inferior. Se houver sangramento retrógrado satisfatório, deve-se reimplantar a artéria mesentérica inferior na prótese aórtica.