A respeito da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), do exame radiológico contrastado de esôfago e do exame cintilográfico, assinale a alternativa correta.
- A. O exame radiológico contrastado de esôfago é sempre indicado na rotina de investigação da DRGE, por apresentar alta sensibilidade, principalmente nos casos de esofagite leve.
- B. O exame radiológico contrastado de esôfago pode oferecer informações referentes à avaliação da anatomia esofágica, a lesões estenosantes de esôfago e alterações motoras pelo achado de ondas terciárias e espasmos do órgão.
- C. O exame cintilográfico apresenta amplas indicações, entretanto não está indicado para suspeita de aspiração pulmonar de conteúdo gástrico.
- D. Com relação ao exame radiológico contrastado de esôfago, é correto afirmar que o método radiológico não está indicado ao esclarecimento do significado da disfagia e odinofagia.
- E. O exame cintilográfico não permite determinar o tempo de esvaziamento gástrico, mas é exame padrão-ouro para o diagnóstico da DRGE, permitindo quantificar a intensidade da exposição da mucosa esofágica ao ácido.