A. Embora o transtorno da personalidade obsessivocompulsiva e o transtorno obsessivo-compulsivo sejam transtornos distintos, as manifestações clínicas de ambos são bastante similares.
B. Os pensamentos delirantes e ruminativos e os comportamentos estereotipados e bizarros que ocorrem na esquizofrenia distinguem-se das obsessões e compulsões pelo fato de não serem egodistônicos nem sujeitos ao teste de realidade.
C. No caso de pensamentos aflitivos e recorrentes estarem relacionados exclusivamente a temores de vir a ter, ou à ideia de já ter uma doença grave, com base na interpretação errônea de sintomas somáticos, então se aplica o diagnóstico de transtorno obsessivo-compulsivo, em vez de hipocondria.
D. No transtorno obsessivo-compulsivo, o conteúdo das obsessões tipicamente não envolve problemas da vida real, sendo elas percebidas pelo indivíduo como adequadas.
E. As obsessões são comportamentos repetitivos ou atos mentais, cujo objetivo é prevenir ou reduzir a ansiedade ou sofrimento, em vez de oferecer prazer ou gratificação.