Em relação às complicações agudas do diabete mellitus, assinale a alternativa correta.
- A. São sintomas apresentados na cetoacidose a polidipsia, a poliúria, a enurese, o hálito cetônico e a fadiga. Sintomas como visão turva, náuseas, dor abdominal, vômitos, desidratação, hiperventilação e alterações do estado mental excluem este quadro, indicando necessidade de investigação de outros diagnósticos.
- B. A síndrome hiperosmolar não cetótica, que ocorre apenas no diabetes tipo 1, é um estado de hiperglicemia grave (superior a 200 mg/dL), que se apresenta desacompanhada de desidratação e alteração do estado mental.
- C. Na síndrome hiperosmolar não cetótica, os indivíduos de maior risco são as crianças lactentes, em idade escolar e adolescentes.
- D. Sobre a hipoglicemia, pode-se afirmar que, geralmente, a queda da glicemia leva a sintomas neuroglicopênicos, tais como fome, tontura, fraqueza, dor de cabeça, confusão, coma e convulsão, e a manifestações de liberação do sistema simpático, tais como sudorese, taquicardia, apreensão e tremor.
- E. Hipoglicemia ocorre quando há a diminuição dos níveis glicêmicos, sempre com a presença de sintomas, para valores abaixo de 80 mg/dL.