Quanto à prenhez ectópica, há muito a ser realizado, ainda hoje, na assistência médica no Brasil. Centros de referência conseguem alta resolutividade e possibilidade de ofertar um ágama de opções terapêuticas para o caso, no entanto, ainda não ao alcance da maior parte da população, mesmo em grandes centros. No que tange a essa realidade, assinale a alternativa correta.
- A. O diagnóstico precoce é fundamental, mesmo não sendo possível a localização de saco gestacional em níveis tão elevados quanto 3.500 mUI/dL, devendo o seguimento ser realizado para confirmação.
- B. A vídeolaparoscopia é a via de abordagem principal nos prontos-socorros públicos das grandes capitais, apesar de pouco resolutiva e contraindicada nos casos de instabilidade hemodinâmica.
- C. A laparotomia na rede pública está reservada a casos de emergência absoluta por choque hipovolêmico, sendo hoje forma eventual de abordagem devido à disponibilidade de equipamento e de equipes aptas para laparoscopia.
- D. O tratamento com metotrexato continua sendo pouco utilizado devido à necessidade de seguimento a longo prazo, à indisponibilidade e à falta de treinamento.
- E. A cirurgia conservadora de trompa, nesses casos de prenhez ectópica, não mostrou eficácia para manutenção de função e para gravidez futura pela tuba comprometida.