No que tange à patologia apresentada, assinale a alternativa que indica a melhor correlação entre o tratamento e o quadro clínico.
- A. Atualmente o diagnóstico de endometriose está sendo facilitado devido à grande suspeição sintomática e à acurácia ecográfica, possibilitando, cada vez, mais a detecção precoce.
- B. A cirurgia continua sendo a principal forma de tratamento com alta resolutividade para a dor pélvica, sendo indicada em todas as pacientes que possuam a suspeita clínica.
- C. A cirurgia com ressecção de parte das lesões continua sendo defendida pelos especialistas, assim como a laparoscopia diagnóstica, na condução das pacientes com indicação de cirurgia.
- D. O padrão ouro de estadiamento é a ressonância nuclear magnética com contraste vaginal e retal, possibilitando abordagem cirúrgica para tratamento mais amplo possível dos achados.
- E. Mesmo após cirurgia completa, ainda existem pacientes que não possuem resolução sintomática, e as complicações graves são mais comuns nessas abordagens do que nas por outras patologias (ex.: mioma, hidrossalpinge etc.).