Recentemente, houve uma veiculação da FDA, administração de drogas e alimentos americana, acerca dos riscos da utilização de morcelamento em peças cirúrgicas durante a laparoscopia, aventando-se possibilidades de disseminação de doença maligna não diagnosticada. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.
- A. A utilização de morcelador possibilitou a técnica laparoscópica para miomectomia, sendo esta muito efetiva mesmo em múltiplos nódulos e sem necessidade de treinamento específico e de experiência para sua realização.
- B. A histerectomia subtotal continua sendo mais realizada nos Estados Unidos que no Brasil. Naquele país, as incidências e taxas de mortalidade por câncer de endométrio e de colo uterino são similares às nossas.
- C. A citologia oncótica faz parte dos exames de rotina pré-operatórios para histerectomia por qualquer via, sendo razoável a avaliação prévia endometrial ou o consentimento da cliente após informação quanto ao risco de diagnóstico.
- D. O risco de câncer de endométrio em uma paciente com hipermenorragia no menacme é muito pequeno, não havendo necessidade de investigação endometrial antes da realização da cirurgia.
- E. O crescimento rápido do mioma aumenta muito o risco de leimiossarcoma, sendo esse um fator de contraindicação para abordagem laparoscópica ou técnica conservadora de tratamento.