Na literatura médica, é extensa a noção de que, em laparoscopia, o principal momento de lesão de órgãos abdominais é a realização da primeira punção. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
- A. A técnica aberta mostrou resolução para essa questão, não havendo descrição de complicações quando comparada à técnica fechada, em que há confecção do pneumoperitôneo por paracentese e introdução de agulha de Veress.
- B. Altas pressões de até 20 mmHg são contraindicadas, mesmo temporariamente, devido à grande restrição ao retorno venoso, à mobilidade diafragmática e ao risco de hipercapnia.
- C. A realização de testes, tais como timpanismo difuso, simetria na distensão, espaço de Traub livre a percussão, aspiração e infusão de água destilada sem resistência ou teste da gota, não devem ser levados em consideração para confirmar a punção.
- D. A punção pela agulha de Veress deve ser realizada com angulação de 45º da pele, direcionada à pelve, sendo esta segura pela sua porção distal e com os dedos livres apoiados sobre a paciente para evitar o aprofundamento desnecessário.
- E. O pneumoperitôneo deve ser realizado de forma rápida, sendo a agulha de Veress uma forma ideal para tal, pois ela não oferece limitação à infusão do CO2, podendo ser usada em alto fluxo desde o início do procedimento.