A gravidez ectópica ainda é uma grande urgência ginecológica, responsável por muitas mortes no passado, que atualmente possui condução de acordo com a precocidade diagnóstica, os achados clínicos e a opção da paciente. No que se refere às opções de tratamento, assinale a alternativa correta.
- A. Paciente com beta hCG de 40.000 mUI/mL e muito líquido na cavidade possui uma alta taxa de eficácia do tratamento medicamentoso, mesmo assintomática.
- B. A presença de batimento cardíaco fetal detectável na ecografia é contraindicação absoluta para o tratamento com metotrexate.
- C. Na paciente submetida à laparoscopia com salpingostomia e manutenção dos níveis de hCG, a melhor alternativa de tratamento é nova cirurgia e salpingectomia.
- D. Pacientes em tratamento cirúrgico só possuem esse conservador da trompa eficaz por laparoscopia; não há possibilidade de salpingostomia em laparotomia.
- E. Paciente com quadro de gravidez ectópica íntegra pode ser tratada de forma eficiente por salpingectomia quando não há intuito de fertilidade futura.