As autoridades sanitárias do SUS receberam informações de um acidente ocorrido com um prensista de 18 anos de idade, que sofreu amputação do quarto e quinto quirodáctilos direitos; teve sua mão prensada ao colocá-la na zona de operação de uma prensa mecânica de engate por chaveta, acionada por comando bimanual. O acidente ocorreu enquanto o trabalhador tentava ajustar uma peça mal posicionada, após sete horas de trabalho. Trabalhava na empresa há uma semana. A equipe de vigilância em saúde do trabalhador dirigiu-se à empresa para investigar o acidente e verificou que o sistema de comando bimanual não apresentava defeito. De acordo com a situação supracitada, é correto afirmar:
- A. A investigação do acidente deve demonstrar que houve falta de capacitação do trabalhador para operar o comando bimanual; o acionamento correto deste dispositivo é suficiente para garantir a segurança neste tipo de prensa.
- B. As prensas mecânicas de engate por chaveta devem operar com ferramenta fechada ou com enclausuramento da zona de prensagem, que impeçam o acesso das mãos e dedos à zona de risco. As autoridades sanitárias devem afirmar que a instalação de cortina de luz não garante a proteção do trabalhador neste tipo de prensa.
- C. O comando bimanual deve estar associado à instalação de uma cortina de luz; a empresa deve realizar treinamento para que o prensista evite distrações e preste o máximo de atenção na operação, além de instruí-lo a operar corretamente o comando bimanual.
- D. Caso não haja dispositivo de parada de emergência para interromper a descida do martelo da prensa, a equipe de vigilância deve orientar a empresa para providenciá-lo, associando-o ao uso do comando bimanual.
- E. O trabalhador apresentou fadiga, o que contribuiu para a ocorrência do acidente; deve ter períodos de pausas e capacitação técnica; o sistema de proteção da prensa deve conjugar comando bimanual, cortina de luz, dispositivo de parada de emergência e afastador de mãos.