A Infecção do Trato Urinário (ITU) pode ser classificada quanto à localização em ITU baixa (cistite) e ITU alta (pielonefrite) e quanto à presença de fatores complicadores em ITU não complicada e ITU complicada. Sobre as infecções do trato urinário, assinale a alternativa INCORRETA.
- A. Caso um homem com mais de 60 anos apresente cistite, justifica-se a realização do exame de próstata; e a solicitação de urocultura e o teste de sensibilidade a antimicrobianos são recomendados.
- B. A ultrassonografia, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética não devem ser solicitadas rotineiramente, com preferência para os casos de cistite/pielonefrite não resolvidos com terapia empírica.
- C. O tratamento de ITU baixa (cistite) de origem comunitária em mulheres jovens imunocompetentes e sem fatores associados à ocorrência de ITU complicada pode ser instituído empiricamente sem a solicitação de urocultura.
- D. Quando a cistite não complicada ocorre em pacientes do sexo masculino, a ciprofloxacina é a opção terapêutica e o tempo de tratamento se restringe a sete dias. Nas mulheres, o tratamento se faz com quatorze dias de ciprofloxacina.