A associação medicamentosa adequada, as doses corretas e o uso por tempo suficiente são os princípios básicos para o tratamento da tuberculose (TB), evitando a persistência bacteriana e o desenvolvimento de resistência aos fármacos e, assim, assegurando a cura do paciente. Em relação ao diagnóstico e tratamento da tuberculose, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. Uma vez iniciado o tratamento, ele não deve ser interrompido ou alterado, salvo após uma rigorosa revisão clínica e laboratorial que determine mudanças de diagnóstico, ou em casos de resistência comprovada.
- B. Todos os casos com baciloscopia negativa e suspeita clínica e/ou radiológica de TB devem ter cultura solicitada e serem encaminhados para elucidação diagnóstica em uma referência e já devem ser tratados imediatamente.
- C. Na prática, quando o paciente não tem história de tratamento anterior nem outros riscos conhecidos de resistência, pode-se considerar que, após 15 dias de tratamento e havendo melhora clínica, o paciente pode ser considerado não infectante.
- D. O tratamento para caso suspeito de TB sem comprovação bacteriológica pode ser iniciado por diagnóstico de probabilidade, após tentativa de tratamento inespecífico com antimicrobiano de largo espectro, sem melhora dos sintomas e após criteriosa avaliação clínica.