Na sociedade contemporânea, as causas externas de morte são responsáveis por grande impacto na morbidade e mortalidade, entre as quais o traumatismo cranioencefálico (TCE) responde pela etiologia de grande parte do problema. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
- A. As lesões focais resultantes de traumas sobre pequenos vasos ou diretamente sobre o parênquima cerebral, com extravasamento de sangue e edema na área afetada, com necrose e isquemia secundárias, são chamadas concussões cerebrais.
- B. O quadro clínico clássico das concussões cerebrais envolve perda transitória de consciência (menor que seis horas), com retorno posterior ao estado de normalidade, com tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética de crânio normais.
- C. A ruptura dos neurônios, que acontece na lesão axonal difusa, é visível à tomografia computadorizada de crânio e ressonância nuclear magnética.
- D. Pacientes com TCE cuja escala de coma de Glasgow encontra-se com valores entre 8 e 15 são considerados TCE leves e não têm indicação de intubação orotraqueal protetora.
- E. Pacientes com pressão de perfusão cerebral aumentada (maior que 50) têm pior prognóstico.