O trato urinário representa um sítio frequente de infecção tanto em pacientes comunitários quanto em ambiente hospitalar. Quanto à infecção do trato urinário (ITU), assinale a alternativa correta.
- A. Disúria, urgência miccional, dor suprapúbica, febre elevada e nictúria são os sintomas habituais das infecções do trato urinário baixo.
- B. Mulheres jovens, imunocompetentes, sem história de internação hospitalar recente, sem deformidades no trato urinário e com sintomatologia sugestiva de cistite não podem ser tratadas sem a realização de urocultura.
- C. Cefalexina, norfloxacino, amicacina e gentamicina são as drogas de eleição para o tratamento da ITU alta de origem comunitária não complicada, sugerindo reavaliação após 48 horas.
- D. A ultrassonografia (ecografia) de vias urinárias, a tomografia computadorizada e a ressonância nuclear magnética têm como indicação os seguintes casos: pacientes com ITU não resolvida com tratamento empírico, no diagnóstico de complicações e alterações estruturais ou funcionais do sistema urinário.
- E. A bacteriúria assintomática definida pela presença de mais de 100.000 unidades formadoras de colônia por mililitro (UFC/mL) não necessita de tratamento nas mulheres gestantes hígidas, com gestação de baixo risco.