Em relação à caracterização da hipertensão arterial sistêmica na criança com 3 anos ou mais, assinale a alternativa correta quanto aos parâmetros considerados atualmente seguros para o seu diagnóstico.
- A. Três aferições, em momentos distintos, com esfigmomanômetro aneroide, de tamanho adequado à idade, colocado no braço esquerdo, com a criança sentada e o braço apoiado na mão do examinador, na altura do precórdio, considerando a pressão diastólica a fase IV de Korotkov e utilizando a tabela de referência de acordo com o sexo, e percentil do peso.
- B. Três aferições, em momentos distintos, com esfigmomanômetro aneroide, de tamanho adequado à idade, colocado no braço esquerdo, com a criança deitada, considerando a pressão diastólica a fase IV de Korotkov e utilizando a tabela de referência de acordo com o sexo, e percentil do peso.
- C. Três aferições, em momentos distintos, com esfigmomanômetro aneroide, de tamanho adequado à idade, colocado no braço direito, com a criança deitada, considerando a pressão diastólica a fase IV de Korotkov e utilizando a tabela de referência de acordo com o sexo, e percentil do peso.
- D. Três aferições, em momentos distintos, com esfigmomanômetro aneroide, de tamanho adequado à idade, colocado no braço direito, com a criança deitada, considerando a pressão diastólica a fase V de Korotkov e utilizando a tabela de referência de acordo com o sexo, e percentil da estatura.
- E. Três aferições, em momentos distintos, com esfigmomanômetro aneroide, de tamanho adequado à idade, colocado no braço direito, com a criança sentada e o braço apoiado na mão do examinador, na altura do precórdio, considerando a pressão diastólica a fase V de Korotkov e utilizando a tabela de referência de acordo com o sexo, e percentil da estatura.