Trabalhador, 28 anos, metalúrgico, chega ao serviço de emergência com quadro de fortes dores em região maleolar direita. Nega patologias prévias. Nega trauma na região. Refere quadro súbito. Ao exame físico, você percebe dor intensa, edema e hiperemia em região maleolar. Observando a gengiva desse paciente, nota-se a linha de Burton. A pressão arterial apresenta-se em 160/100 mmHg e não há outras alterações significativas. Com relação ao possível diagnóstico, assinale a alternativa correta.
- A. Trata-se, possivelmente, de uma entorse em tornozelo, possivelmente decorrente de um acidente de trabalho, e a dor explica a pressão alta.
- B. Trata-se de uma reação atópica, possivelmente a alguma substância presente na alimentação desse trabalhador, havendo depósito na região da gengiva, bem como o aumento da pressão arterial.
- C. Trata-se de intoxicação por cromo, comum em metalurgias e causador de lesões osteoarticulares.
- D. Possivelmente trata-se de um caso de intoxicação por chumbo, sendo o quadro álgico agudo correspondente à gota devido à hiperuricemia.
- E. Trata-se, possivelmente, de um caso de intoxicação por mercúrio, caracterizado pela presença de lesão gengival, hipertensão arterial e dores articulares.