Crianças com atendimentos recorrentes em unidades de saúde com equimoses, hematomas, fraturas ou outros tipos de lesões traumáticas, são muitas vezes diagnosticadas com Síndrome da Criança Espancada. Considerando a abordagem da criança vítima de violência, assinale a alternativa correta.
Por estar essa síndrome entre as doenças diagnosticadas pelo Código Internacional de Doenças, a unidade de saúde não tem a responsabilidade de incluir o encaminhamento desses casos ao serviço social, Conselho Tutelar ou investigação policial.
Hemorragias retinianas em maiores de 5 (cinco) anos, na ausência de lesões externas de traumatismo cranioencefálico, são quase sempre específicas de maus-tratos
A Síndrome de Munchausen por Procuração pode ser produzida por dois mecanismos diferentes: a simulação de sinais, como no caso de falsificação de amostras (por exemplo, adição de sangue menstrual ou açúcar na urina da criança) e a produção de sinais, como no caso de administração de medicamentos ou substâncias que causam sonolência ou convulsões; e é, na maioria quase absoluta das vezes, perpetrada pela mãe da criança.
Criança atendida uma única vez, com lesão na coxa e fratura de úmero e com relato de queda acidental, é um caso típico de maus-tratos.
Os traumatismos torácicos são os mais frequentes em crianças vítimas de maus-tratos acima de 3 anos de idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...