O esvaziamento cervical é um procedimento cirúrgico extremamente importante em cirurgia de cabeça e pescoço. Acerca das complicações relacionadas à realização do esvaziamento cervical e dos cuidados que devem ser adotados para prevenir sua ocorrência, assinale a alternativa correta.
- A. O emprego excessivo do eletrocautério não está envolvido em complicações como infecção e trombose de veia jugular interna após a realização do esvaziamento cervical.
- B. A fístula linfática é uma complicação temida e pode ocorrer com a mesma frequência, independentemente da lateralidade da abordagem cervical.
- C. Hematomas são complicações que não derivam de falha no emprego de técnica cirúrgica primorosa.
- D. A ruptura de artéria carótida é uma complicação extremamente grave e temida, com elevada taxa de mortalidade. Pacientes submetidos à radioterapia prévia estão mais sujeitos a essa complicação. O manuseio adequado da artéria carótida, com preservação da camada adventícia, pode ajudar a prevenir essa complicação.
- E. A perda de sensibilidade é uma complicação que pode ser evitada com a preservação de estruturas nervosas, como os nervos vago, hipoglosso, espinhal e laríngeo recorrente.