Quanto aos principais retalhos musculares e miocutâneos utilizados em reconstruções nas cirurgias de cabeça e de pescoço, assinale a alternativa correta.
- A. Apresentam um padrão aleatório de vascularização, o que permite transpô-los para outras regiões, com base apenas em seu pedículo dominante.
- B. O retalho miocutâneo do trapézio tem como pedículo dominante os vasos cervicais transversos e como pedículos secundários um ramo da artéria occipital, artéria escapular dorsal e perfurantes intercostais posteriores.
- C. O retalho muscular do temporal possui como pedículo dominante dois ramos da artéria maxilar interna, com arco de rotação bastante amplo e com grande uso em reconstruções de defeitos da região orbitomaxilar.
- D. O retalho miocutâneo do grande dorsal possui como pedículo dominante a artéria toracodorsal, e o respectivo arco de rotação é grande, sendo recomendada a incorporação de tecido ósseo ao retalho nas reconstruções.
- E. O retalho miocutâneo do peitoral maior possui como pedículo dominante ramos da artéria toracoacromial, e o seu arco de rotação é adequado para reconstrução de defeitos faciais superiores e oromaxilares.