O propósito da monitorização hemodinâmica à beira do leito é ajudar no estabelecimento de um diagnóstico, guiar e otimizar a terapia e promover informação diagnóstica. A respeito das principais síndromes hemodinâmicas relacionadas a seguir, assinale a alternativa correta.
- A. Na insuficiência cardíaca esquerda, encontram-se a pressão arterial normal ou baixa, a pressão da artéria pulmonar baixa, pressão da artéria pulmonar ocluída baixa, o débito cardíaco reduzido e a resistência vascular sistêmica alta.
- B. Na hipovolemia, encontram-se a pressão arterial normal ou baixa, a pressão da artéria pulmonar alta, a pressão da artéria pulmonar ocluída alta, o débito cardíaco reduzido e a resistência vascular sistêmica alta.
- C. Na embolia pulmonar, encontram-se a pressão arterial alta, a pressão da artéria pulmonar baixa, a pressão da artéria pulmonar ocluída baixa, o débito cardíaco reduzido e a resistência vascular sistêmica alta.
- D. Na sepse, encontram-se a pressão arterial normal ou baixa, a pressão da artéria pulmonar normal ou alta, a pressão da artéria pulmonar ocluída normal, o débito cardíaco aumentado e a resistência vascular sistêmica baixa.
- E. Na hipervolemia, encontram-se a pressão arterial baixa, a pressão da artéria pulmonar alta, a pressão da artéria pulmonar ocluída normal, o débito cardíaco aumentado e a resistência vascular sistêmica alta.