Paciente jovem internado na UTI com quadro de insuficiência respiratória aguda, está no segundo dia de pós-operatório de apendicectomia com relato de peritonite fecal por perfuração. Com antecedentes de hipertireoidismo e tratamento com iodo radioativo, faz uso de levotiroxina 150 mcg/dia. Evolui com hipoxemia persistente, radiografia simples e tomografia do tórax sem achados anormais. Bradicardia importante.
Em relatado, assinale a alternativa correta.
- A. Trata-se de um quadro de sepse grave de foco pulmonar com SDRA (Síndrome de desconforto respiratório agudo), além dos antimicrobianos; deve-se manter estratégia protetora de ventilação mecânica (volume corrente alto e PEEP baixo).
- B. Trata-se de hipotireoidismo grave; pode-se identificar como fatores precipitantes a infecção grave e a cirurgia; o tratamento, além de antimicrobianos para infecção, deverá incluir reposição de hormônio tireoidiario.
- C. Trata-se de um de apoplexia pituitária; requer uso de corticoide em longo prazo e na presença de sintomas compressivos, descompressão cirúrgica por via transesfenoidal.
- D. É descrito um quadro clássico de crise tireotóxica; deve ser realizado novo tratamento com iodo, além do uso de betabloqueadores para ajuste da frequência cardíaca.
- E. O quadro de insuficiência adrenal aguda sintomática (crise addisoniana) descrito requer reposição de glicocorticoides.