Mulher, 52 anos de idade, internada em UTI por choque séptico, desenvolve pneumotórax em hemitórax esquerdo por iatrogenia.
Em relação ao tratamento de pneumotórax, assinale a alternativa correta.
- A. Mergulhadores, pilotos de avião e moradores de locais distantes de socorro não têm indicação cirúrgica no primeiro episódio de pneumotórax espontâneo primário, independentemente do tamanho.
- B. Pacientes com pneumotórax traumático aberto são sempre drenados, ao passo que pacientes com pneumotórax traumático fechado podem ser tratados conservadoramente, caso preencham todos os critérios: ser pequeno (menor que três centímetros), estar assintomático, não ter necessidade de cirurgia com IOT e permanecer internado por, no mínimo, 48 horas com controle radiológico diário.
- C. O pneumotórax hipertensivo ocorre quando a pressão atmosférica ultrapassa a intrapleural, ao longo de toda a inspiração e expiração, e decorre do aprisionamento progressivo de ar no espaço pleural, resultando em mecanismo valvular que fornece a entrada de ar na inspiração, mas dificulta a respectiva saída na expiração.
- D. Pacientes com pneumotórax mínimo, independentemente da causa, mas que terão necessidade de ventilação mecânica ou de transporte aéreo, não devem sempre ser drenados.
- E. O principal fator para o sucesso do tratamento cirúrgico, quando indicado, é a segmentectomia (para a ressecção de blebs), e não a pleurodese.