O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Assim, os anti-hipertensivos devem reduzir não só a pressão arterial, mas também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais e, se possível, a taxa de mortalidade. Sobre os anti-hipertensivos, indique a afirmativa INCORRETA.
- A. Os inibidores da enzima conversora da angiotensina podem ser utilizados na gravidez.
- B. Os inibidores adrenérgicos não interferem com a resistência periférica à insulina ou com o perfil lipídico.
- C. O alfametildopa pode provocar, embora com pequena frequência, galactorreia, anemia hemolítica e lesão hepática, sendo contraindicado quando há insuficiência hepática.
- D. A suspensão brusca dos betabloqueadores pode provocar hiperatividade simpática com hipertensão de rebote e/ou manifestações de isquemia miocárdica, sobretudo em hipertensos com pressão arterial prévia muito elevada.
- E. Os diuréticos poupadores de potássio apresentam pequena eficácia diurética, mas, quando associados aos tiazídicos e aos diuréticos de alça, são úteis na prevenção e no tratamento de hipopotassemia. Seu uso em pacientes com redução da função renal poderá acarretar hiperpotassemia.