Cerca de 15% das malformações congênitas nos recém nascidos são causadas por fatores genéticos, 10% ambientais e o resto apresenta causas desconhecidas. O olho, por ser um órgão complexo, é muito susceptível às anormalidades congênitas. Sobre a anatomia ocular e malformações congênitas, podemos afirmar:
- A. A córnea constitui o sexto anterior do olho, sendo um tecido transparente e translúcido, sendo privada de vasos. O coloboma congênito é um defeito típico da córnea e ocorre na porção inferior, dando um aspecto de buraco de fechadura na pupila.
- B. As pálpebras são dois conjuntos formados, cada um, por pálpebra superior e inferior, separadas pela fenda ou rima palpebral. Na posição primária do olhar, a abertura palpebral é de 9 a 11 mm no sentido vertical, e de 28 a 30 mm horizontalmente. A ptose congênita é um defeito isolado e tem transmissão autossômica dominante.
- C. A retina é uma camada cujos elementos principais são as células visuais ou receptores e células ganglionares. A afacia congênita resulta na falha da fusão das camadas internas e externas do cálice óptico.
- D. Nenhuma das alternativas.