Quanto ao diagnóstico psiquiátrico dos transtornos de ansiedade e depressão, assinale a alternativa correta.
- A. Os diagnósticos psiquiátricos de ansiedade e depressão correspondem a entidades nosológicas muito bem definidas, apesar da subjetividade inerente ao relato dos pacientes na clínica psiquiátrica.
- B. Os critérios diagnósticos das versões do Manual Estatístico e Diagnóstico da Associação Psiquiátrica Americana (DSMs) e da Classificação Internacional das Doenças (CIDs) trouxeram altos níveis de confiabilidade e validade aos diagnósticos dessas condições clínicas.
- C. A elaboração de diagnósticos psiquiátricos antes mesmo da identificação dos processos mórbidos em psiquiatria foi necessário ao desenvolvimento das pesquisas relativas a etiologia e tratamento em psiquiatria.
- D. É impossível propor e encaminhar tratamentos sem a certeza do processo fisiopatológico subjacente aos sintomas; por essa razão os transtornos psiquiátricos são difíceis de serem abordados clinicamente.
- E. Os diagnósticos de depressão e ansiedade permitiram a identificação de amostras clínicas bastante homogêneas. Graças a essa homogeneidade, foi possível avançar nas pesquisas acerca da terapêutica medicamentosa desses transtornos.