Considerando que pacientes em UTI pediátrica estão expostos a várias condições que podem levar à lesão renal aguda (LRA), assinale a alternativa correta.
- A. Nos pacientes de UTI pediátrica que realizam terapia de substituição renal, há um aumento na mortalidade em 20% a 30%, principalmente se associada com sepse, choque séptico e disfunção de múltiplos órgãos e sistemas.
- B. Em pacientes criticamente enfermos, a incidência de LRA varia de 20 a 30% e sua presença em casos de sepse está associada a 70% de mortalidade.
- C. Em pediatria, as principais causas de lesão renal aguda são sepse, drogas nefrotóxicas e isquemia renal nos pacientes criticamente enfermos. Nesses pacientes, a incidência de lesão renal aguda varia de 70% a 80%
- D. O recém-nascido é mais propenso à LRA pelas condições características desse período, como a alta taxa de filtração glomerular, resultado da baixa pressão arterial média e baixa resistência vascular renal.
- E. A diálise peritoneal não deve ser realizada quando a instabilidade hemodinâmica é associada ao quadro de LRA em recém-nascidos que sofreram asfixia perinatal.