O estado de saúde da mãe é um dos principais determinantes para o nascimento a termo de um concepto viável e sadio. Uma forma de assegurar esse nascimento é a assistência pré-natal, que consiste no acompanhamento da mulher, durante a gestação. A respeito do pré-natal, podemos afirmar:
- A. As consultas de pré-natal devem ser agendadas a cada 4 semanas até a 35ª semana de gestação, a cada 2 semanas entre a 35ª e 38ª semanas e a cada três dias até o nascimento, devendo ser observado o ganho ponderal, que deve ser entre 1 a 2,5 kg no primeiro trimestre e até 500g/semana nos demais trimestres e valores pressóricos da gestante.
- B. A primeira consulta deve ser composta pela anamnese, exame físico geral e obstétrico, ausculta do bcf (dependendo da semana gestacional) e a solicitação de exames complementares, como hemograma, VDRL, IgMe IgG para rubéola.
- C. No segundo trimestre da gestação deve se repetir todos os exames complementares, exceto anti HIV, devendo ser solicitado teste de tolerância a glicose simplificado até a 30ª semana de gestação.
- D. Nenhuma das alternativas.