A promoção à saúde da mulher consiste em sensibilizá-la para a prática de hábitos saudáveis, e a prevenção, em propor medidas com o objetivo de evitar doenças, sempre levando em consideração variáveis, como idade e fatores de risco individuais. Em relação ao acompanhamento da mulher na atenção primária, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. No que diz respeito à realização de exames preventivos exclusivos da população feminina sem fator de risco associado, apenas duas intervenções são comprovadamente custo-efetivas: Papanicolau e mamografia nas faixas etárias recomendadas.
- B. A implementação do autoexame das mamas não é adequada para rastreamento e não contribui para a redução da mortalidade pelo câncer de mama, não devendo ser estimulado como estratégia isolada de detecção precoce dessa doença.
- C. A vacinação contra HPV deve ser realizada antes da primeira relação sexual e são recomendadas duas doses para uma imunização satisfatória.
- D. Não existem evidências científicas sólidas de que a realização de exames, como hemograma, glicemia de jejum, VDRL e anti-HIV, entre outros, durante o período pré-concepcional, possa diminuir a morbimortalidade materna e neonatal.