Com relação às interações medicamentosas,
- A. a associação entre bupropiona e amitriptilina pode provocar diminuição dos níveis séricos desta última, já que a bupropiona atua como um inibidor de CYP2D6, com consequente redução de efeitos anticolinérgicos.
- B. a sertralina, mesmo em doses baixas (25 mg), quando associada à lamotrigina, pode levar a um aumento abrupto nos níveis séricos desta última, pois a lamotrigina é metabolizada pelo sistema UGT1A4 e a sertralina é o único inibidor de recaptação da serotonina capaz de inibir essa enzima.
- C. o ginkgo-biloba possui efeito indutor sobre a agregação plaquetária; dessa forma, quando associado a outras medicações de efeito antiagregante plaquetário ou anticoagulante, pode aumentar o risco de formação de trombos.
- D. a rivastigmina está associada a interações farmacocinéticas importantes, uma vez que sua metabolização é predominantemente hepática, depende de enzimas do citocromo P450 e sua taxa de ligação a proteínas plasmáticas é alta.
- E. o ciprofloxacino pode diminuir os níveis séricos da clozapina e da olanzapina, pois a enzima CYP1A2 realiza parte importante do metabolismo de ambas as medicações e o ciprofloxacino funciona como um potente indutor dessa enzima.