A noção de organização do trabalho refere-se a como o trabalho é estruturado para ser realizado, definindo quem faz o quê, como e em que tempo (Ministério do Trabalho, 1994). O estudo da organização do trabalho pode ser feito analisando-se de maneira sistematizada, pelo menos, os seguintes aspectos:
- A. A alocação de pessoas na distribuição de grupos, equipes e turnos, e o estabelecimento de procedimentos específicos para cada um (tarefas prescritas).
- B. As tarefas reais e a produtividade média dos trabalhadores, comparando se a melhor forma de produção seria a artesanal ou a que segue o modelo fordista.
- C. O conteúdo do trabalho, a alocação de pessoas em relação às tarefas reais, as normas de produção e os modos operatórios.
- D. O tempo necessário para a realização das tarefas prescritas e das tarefas reais, de modo a provisionar o número de trabalhadores necessários.
- E. Os aspectos econômicos e os de saúde, buscando uma produtividade máxima sem prejuízo à saúde dos trabalhadores.