A infecção do trato urinário é uma causa comum de febre em crianças e provavelmente a maior causadora de lesão renal. Por esta razão, o principal objetivo no manuseio da mesma é o diagnóstico precoce, tratamento adequado e identificação de fatores de risco para lesão renal, desde o primeiro episódio. Com relação à infecção do trato urinário, podemos afirmar que:
- A. O padrão ouro no diagnóstico da infecção do trato urinário é a amostra obtida por punção suprapúbica. Este é um procedimento rápido e seguro mesmo em neonatos. Qualquer quantidade de bactérias é sinônimo de infecção urinária.
- B. Dentre as opções disponíveis, a coleta de urina através de bolsa plástica representa a opção com menor índice de falhas. A principal vantagem a este método é o nulo índice de falso-positivos.
- C. Os antibióticos mais frequentemente utilizados no tratamento da infecção do trato urinário são as cefalosporinas, ácido nalidíxico e a nitrofurantoína. Agentes que apresentam excreção urinária, mas que não apresentam níveis séricos adequados como a amoxicilina e as sulfas devem ser evitadas nos quadros febris.
- D. Nenhuma das alternativas.