Em relação ao tratamento do transtorno bipolar (TB), é correto afirmar que
- A. o valproato de sódio tem eficácia antidepressiva, sendo o estabilizador de humor com maior eficácia na depressão para pacientes com TB de início precoce. Sua atuação na mania é fraca, sendo inferior ao lítio e à lamotrigina no tratamento da mania.
- B. o lítio tem eficácia de 70% a 80% no tratamento da mania, possui moderado efeito antidepressivo e é considerado melhor estabilizador de humor na profilaxia no TB tipo I sem ciclagem rápida, com episódios bem delimitados e boa recuperação interepisódica.
- C. a carbamazepina tem eficácia de 50% a 60% na depressão, porém sua eficácia na profilaxia de TB é pequena. É indicada para tratamento da depressão bipolar em casos mais leves.
- D. a lamotrigina é indicada para tratamento da mania aguda e tem alta eficácia no tratamento profilático de quadros maniformes. Tem fraca atuação antidepressiva. Deve-se ter cautela, pois possui efeito colateral grave: a síndrome de Stevens-Johnson.
- E. Os antidepressivos devem ser evitados no tratamento de episódios depressivos no TB; mas, se for preciso introduzi-los, deve-se usar preferencialmente a mirtazapina ou a venlafaxina, por serem os antidepressivos com menor risco de provocar um episódio de mania.