A osteomielite hematogênica aguda é uma infecção óssea causada por germes piogênicos que se proliferam no tecido ósseo após disseminação pela circulação sanguínea. Sobre o isolamento do agente etiológico e o tratamento da osteomielite hematogência aguda, está CORRETO afirmar:
- A. Hemograma e hemocultura. A contagem de leucócitos é um marcador padrão ouro para osteomielite hematogênica aguda, sendo que 35% dos pacientes apresentaram alteração no momento da admissão. Em crianças de 1 a 36 meses de vida, níveis de PC-R abaixo de 5mg/dl afastam a possibilidade de uma infecção bacteriana de maior gravidade, sendo que a osteomielite hematogênica aguda está entre essas infecções. O uso de antibioticoterapia endovenosa deve iniciar-se imediatamente após a coleta de material para cultura.
- B. Hemocultura. A aspiração do local suspeito é crítica na identificação do diagnóstico bacteriológico e deve ser realizada precocemente, mesmo se não houver abscesso subperiostal detectado. O uso de antibioticoterapia endovenosa deve iniciar-se imediatamente após a coleta de material para cultura. A drenagem cirúrgica está indicada sempre que houver a suspeita de abscesso subperiostal.
- C. Hemograma e VHS. A leucocitose e o aumento da velocidade de hemossedimentação (VHS) são específicos de infecção óssea. O uso de antibioticoterapia endovenosa deve iniciar-se imediatamente após a coleta de material para cultura. A drenagem cirúrgica está indicada sempre que houver a suspeita de abscesso subperiostal.
- D. Nenhuma das alternativas.