A insuficiência renal crônica é caracterizada por perda progressiva e geralmente irreversível da função renal de depuração. Dentre as modalidades de tratamento para a insuficiência renal, a hemodiálise é um processo realizado em um circuito extracorpóreo, utilizando-se uma membrana artificial. Sobre a regulamentação e o tratamento da água utilizada em hemodiálise é CORRETO afirmar:
- A. A Portaria MS/SAS nº 38 de 03 de março de 2000 foi elaborada para normatizar o Sistema Integrado de Atenção ao Paciente Renal Crônico (SIAPRC), no que se refere ao tratamento de água para o serviço de hemodiálise. Limita-se a abordar as instalações hidráulicas das clínicas, indica os tipos de tratamento a serem utilizados para a água dialisada e o controle de qualidade de água.
- B. A Portaria nº 82/GM de 03 de janeiro de 2004 estabelece o Regulamento Técnico para o funcionamento dos serviços de diálise e as normas para cadastramento destes junto ao Sistema Único de Saúde.
- C. A água fornecida deve ter o seu padrão de potabilidade em conformidade com o disposto na portaria nº 518 de 25 de Março de 2004 MS, ou do documento legal que venha a substituí-la, comprovado através do fornecimento, ao serviço de hemodiálise, de cópia dos laudos físico-químicos (semestrais) e bacteriológicos (mensais).
- D. Nenhuma das alternativas.