Questão número 151545

Paciente de 25 anos, com diagnóstico de asma desde a infância. Após período de remissão da doença entre os 12 e 18 anos, voltou a ter crises de asma, com tosse, chiado e dispneia frequentes. Iniciou tratamento com corticoide inalado (beclometasona 400 mcg 2x/dia). Na última consulta, refere que há 3 meses apresenta crises de dispneia, sibilos e tosse 3 ou 4 vezes por semana e precisa fazer inalações com salbutamol para obter melhora dos sintomas. Ao exame físico, apresenta-se em bom estado geral, eupneico, SpO2 95% em ar ambiente e ausculta pulmonar sem anormalidades.

Em relação ao controle da doença e conduta terapêutica, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Paciente em exacerbação da asma brônquica. Conduta: iniciar corticoesteroide sistêmico (por exemplo, prednisona por via oral), beta-2 agonista de longa duração e fazer um curso breve (5-7 dias) de antibióticos.
  • B. Paciente com asma brônquica parcialmente controlada. Conduta: checar adesão ao tratamento e técnica de aplicação das medicações, manter a beclometasona na mesma dose, iniciar anti-IgE (omalizumabe) e usar salbutamol spray, ao invés das inalações, como medicação de resgate.
  • C. Paciente com asma brônquica controlada. Conduta: checar adesão ao tratamento, técnica de aplicação e nível de profilaxia ambiental e manter as medicações como estão.
  • D. Paciente com asma brônquica parcialmente controlada. Conduta: checar adesão ao tratamento, técnica de aplicação das medicações, fatores desencadeantes e condições associadas (rinite e refluxo gastresofágico). Aumentar o corticoesteroide inalado, associar beta-2 agonista de longa duração e manter salbutamol como medicação de resgate.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...