A Febre Reumática (FR) é uma doença que está frequentemente associada à pobreza e às más condições de vida. Assim, apesar da reconhecida redução da incidência da FR nas últimas décadas nos países desenvolvidos, com consequente redução na prevalência da Cardiopatia Reumática Crônica (CRC), a FR permanece como um grande problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. Sobre a FR, assinale a alternativa INCORRETA:
- A. A FR e a CRC são complicações não supurativas da faringoamigdalite causada pelo estreptococo betahemolítico do grupo A e decorrem de resposta imune tardia a esta infecção em populações geneticamente predispostas.
- B. Em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, a faringoamigdalite e o impetigo são as infecções mais frequentemente causadas pelo estreptococo betahemolítico do grupo A (EBGA). No entanto, somente a faringoamigdalite está associada ao surgimento da FR.
- C. A mais temível manifestação clínica é a artrite, que responde pelas sequelas crônicas, muitas vezes incapacitantes, em fases precoces da vida, gerando elevado custo social e econômico.
- D. A FR afeta especialmente crianças e adultos jovens.