Em casos de acidentes ofídicos, ao se realizar o primeiro atendimento, nas Unidades de Saúde, priorizam-se como principais medidas.
- A. limpeza da área da picada com água e sabão; elevação passiva do membro picado em extensão; administração de antibióticos, se necessário; controle da diurese; rompimento de flictenas, se já existirem; suturação do ferimento; aplicação do soro antiveneno ou outro medicamento ao redor da picada e por via intramuscular.
- B. limpeza da área da picada com soro fisiológico; elevação passiva do membro picado em extensão; administração de analgésicos, se necessário; manutenção da hidratação e controle da diurese; não rompimento de flictenas, se já existirem; não suturação do ferimento; não aplicação do soro antiveneno ou outro medicamento ao redor da picada; encaminhamento do paciente, para receber o indicado soro antiveneno.
- C. limpeza da área da picada com água e sabão ou soro fisiológico; elevação passiva do membro picado em extensão; administração de sedativos, analgésicos e antibióticos, se necessário; manutenção da hidratação com soro ringer lactato e controle da diurese com diuréticos osmóticos; não rompimento de flictenas, se já existirem; não suturação do ferimento; aplicação do soro antiveneno ou outro medicamento ao redor da picada por via intramuscular.
- D. limpeza da área da picada com povidine; não elevar o membro picado em extensão; administração de analgésicos, se necessário; manutenção da a temperatura corpórea e controle da a diurese; não rompimento das flictenas se já existirem; suturação do ferimento; não aplicação do soro antiveneno ou outro medicamento ao redor da picada; encaminhamento o paciente para receber o indicado soro antiveneno.
- E. limpeza da área da picada com povidine; elevação passiva do membro picado em extensão; administração de antibióticos; manutenção do paciente aquecido; rompimento de flictenas se já existirem; suturação do ferimento; aplicação do soro antiveneno ou outro medicamento ao redor da picada e aplicação do soro antiveneno polivalente.