A toxina escorpiônica é uma mistura complexa de proteínas de baixo peso molecular, associada a pequenas quantidades de aminoácidos, sem atividade hemolítica, proteolítica, colinesterásica, fosfolipásica e que não consome fibrinogênio. Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos acidentes escorpiônicos.
- A. Cefaleia e convulsões causadas por encefalopatia hipertensiva e hemiplegias relacionadas com infarto cerebral têm sido descritas frequentemente.
- B. A dor local, que ocorre praticamente em todos os pacientes, é de intensidade variável, até insuportável, sendo o motivo maior da busca rápida de atendimento médico.
- C. A liberação de acetilcolina causa aumento das secreções das glândulas lacrimais, nasais, sudoríparas, da mucosa gástrica e do pâncreas, provocando lacrimejamento, rinorreia, sudorese e vômitos.
- D. No Brasil, 3 espécies de escorpiões do gênero Tityus têm sido responsabilizadas por acidentes humanos: Tityus serrulatus (escorpião amarelo), Tityus bahiensis (escorpião marrom) e Tityus stigmurus, sendo o Tityus serrulatus responsável pela maioria dos casos mais graves.