As pneumopatias relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho são genericamente designadas como pneumoconioses (do grego, conion = poeira). São excluídas dessa denominação as alterações neoplásicas e as reações de vias aéreas como asma, bronquite e enfisema. Acerca das peneumoconioses, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. As reações pulmonares à deposição de poeiras inorgânicas no pulmão irão depender das características físico‐químicas do aerossol.
- B. As pneumoconioses podem, didaticamente, ser divididas em fibrogênicas e não fibrogênicas de acordo com o potencial da poeira em produzir fibrose reacional.
- C. Para que ocorra pneumoconiose é necessário que o material particulado seja inalado e atinja as vias respiratórias inferiores, independentemente da quantidade de material inalado.
- D. A característica comum deste grupo de doenças é a restrição funcional, por fibrose intersticial e consequente diminuição da expansibilidade do parênquima, associada a barreira às trocas gasosas
- E. A deposição de poeiras minerais em vias aéreas grandes e pequenas pode gerar quadros de bronquite crônica por agressão direta ao epitélio brônquico, limitação ao fluxo aéreo e/ou enfisema e por desbalanço nas relações protease/antiprotease.