Com relação às cardiopatias congênitas e cardiomiopatias na infância, assinale a alternativa correta.
- A. Na endomiocardiofibrose e na cardiomiopatia restritiva, os achados de necropsia são caracterizados por átrios normais e ventrículos externamente muito dilatados.
- B. A cardiomiopatia dilatada expressa-se por dilatação atrial e disfunção diastólica, raramente manifestando insuficiência cardíaca.
- C. Na presença de coartação de aorta grave, é fundamental para a melhora do quadro geral do recém-nascido que o canal arterial permaneça fechado.
- D. Existem três grupos de cardiopatias que podem se manifestar com insuficiência cardíaca congestiva no recém-nascido, que são as cardiopatias congênitas com obstrução ao fluxo de saída do ventrículo esquerdo, as cardiopatias congênitas com grande fluxo (shunt) esquerdo-direito e as cardiopatias congênitas com hiperfluxo pulmonar e shunt direito-esquerdo.
- E. A comunicação interventricular no recém-nascido evolui rotineiramente para insuficiência cardíaca congestiva logo após o nascimento, mesmo que essa comunicação seja pequena e que não esteja associada a outro defeito.