São fatores de risco para o desenvolvimento de anemia ferropênica nessa criança:
A. Prematuridade, interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo, introdução precoce do leite de vaca que tem baixa quantidade de ferro e ferro de baixa biodisponibilidade, além do risco de sangramento intestinal que o leite de vaca pode provocar, e introdução tardia da profilaxia com ferro.
B. Interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo, introdução precoce de fórmula infantil que tem alta quantidade de ferro, mas é um ferro de baixa biodisponibilidade, além do risco de alergia à proteína do leite que pode levar a sangramentos intestinais, e introdução tardia da profilaxia com ferro.
C. Prematuridade, interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo, não ingestão dos alimentos complementares ricos em ferro e dosagem incorreta da dose profilática do sulfato ferroso.
D. Prematuridade, interrupção precoce do aleitamento materno exclusivo, infecções de vias respiratórias superiores e infecções intestinais de repetição e dosagem incorreta da dose profilática do sulfato ferroso.