Questão número 152251

Maria, 58 anos, viúva, vem à consulta com a queixa de dor contínua no peito que irradia para todo corpo como calafrio há cerca de 4 meses. Nega história de dislipidemia, hipertensão ou outras patologias prévias, refere apenas cansaço e falta de vontade para realizar as coisas, mas que não chega influenciar nas atividades diárias. Ao realizar anamnese ampliada verifica-se situação econômica estável, que paciente é mãe de 5 filhos, sendo 4 mulheres e um homem (filho mais novo com 30 anos de idade que casou há cerca de dois meses), sentimento de solidão e abandono (apesar de uma filha morar na casa dos fundos com o genro e 2 netas). Frente a esta situação qual seria a conduta mais acertada?

  • A. Conversar a respeito do sentimento do ninho vazio tentando fazer com que a paciente se dê conta do que está acontecendo e, a partir daí, oferecer ferramentas para ela traçar mudanças no comportamento.
  • B. Solicitar um eletrocardiograma e exames laboratoriais para descartar patologia cardíaca e, se o rastreamento for negativo, encaminhar para a psicóloga do NASF.
  • C. Prescrever fluoxetina 20 mg contínuo e clonazepam 0,5mg se necessário (caso apresente piora da dor no peito) e agendar retorno para 30 dias para verificar se houve melhora da sintomatologia.
  • D. Perguntar para paciente se houve pensamento suicida ou história de alucinações e, caso rastreamento positivo, prescrever sertralina 25mg e encaminhar para o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...